Benchmarking: O Reflexo de Sucesso

Espelho, espelho meu, será que existe alguém com processos melhores do que o meu?
Pode ter certeza que tem, e adotar esses métodos de sucesso não é errado, e sim garantia de sucesso para sua empresa também. Acompanhe com a Oliveira Web, essa estratégia.




O que é Benchmarking?

Benchmarking é o processo de comparação de produtos, serviços ou práticas empresariais. Este processo pode ser realizado através de pesquisas, visitas técnicas, apresentações visando sempre comparar a forma como as empresas praticam suas ações, desenvolvem seus processos, suas campanhas, bem como sua estratégia de crescimento.

Objetivo

O benchmarking tem por objetivo a melhoria dos processos dentro da empresa. Consiste principalmente em aprender com outras empresas para que os resultados positivos possam ser aplicados gerando casos de sucesso. Esse processo diminui principalmente os gastos negativos como a implementação de um processo que possa causar prejuízos, ao invés de lucro.

Precisa se ter em mente que mesmo um processo gerando lucro, vendas ou mesmo dando certo em uma empresa, não garante que funcione para todas, porém ao seguir um exemplo, um processo torna-se muito mais assertivo.

Para entendermos um pouco mais o benchmarking, vamos pautar suas variações. Aqui falaremos das 4 principais diferenças, podendo ainda haver outras dependendo do ramo que sua empresa escolhe trabalhar.

Hoje então falaremos de quatro processos do Benchmarking: competitivo, genérico, funcional e interno.

  • Benchmarking Competitivo: analisa os processos e gestão dos concorrentes. É bastante delicado e requer mais pesquisas pois, as empresas tendem, obviamente, esconder suas práticas de sucesso.
  • Benchmarking Genérico: é fundamentado na comparação dos resultados ou processos de várias empresas, mas, com tipos de negócios diferentes.
  • Benchmarking Funcional: tem por objetivo verificar o melhor processo das empresas em relação aos demais, ou seja, aquele que apresenta os melhores resultados.
  • Benchmarking Interno: compara e analisa os processos de diferentes setores dentro da mesma empresa. Sua busca é levar as boas práticas geradoras de resultados para os outros setores.

Os Benefícios

O benchmarking é uma ferramenta de benfeitoria muito interessante que ajuda principalmente a dar um upgrade na comunicação empresarial tanto externa, quanto interna. Apesar do seu investimento inicial ser considerado alto pois, carece de pesquisas, viagens para visitas técnicas, seus resultados estarão intrinsecamente ligados ao aprendizado continuo e na diminuição dos erros nos processos.

Todo este estudo gera às empresas a redução futura de custos, com a implementação de algo que muitas vezes, pode não se encaixar com a natureza da empresa. Estudar, pesquisar e interpretar os processos de nossos concorrentes não é uma falha e sim um espelho, pois se eles chegaram a algum lugar nós também poderemos.




Benchmarking: O Reflexo de Sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *