O brinde da Nova Era: Computação Quântica




computação quântica

Uma construção computadorizada com três metros de altura. Pode parecer que estamos falando do primeiro computador existente, apelidado de ENIAC.Desculpe a confusão, mas está enganado, pois esta gerigonça nos apresenta, não só a construção de uma tecnologia. Ela nos leva para o futuro.
Criado a partir da ideia de um ex- CEO renomado (Mike Lazaridis) o QUANTUM VALLEY, localizado na cidade universitária de Waterloo, a cem quilômetros de Toronto, Canada. É conhecida como o lar de físicos audaciosos que buscam entender a matéria que nos cerca, até suas infinitas e invisíveis partículas.
Até aqui, tudo compreendido. Mas o que há de novo neste tal vale? A COMPUTAÇÃO QUÂNTICA.

A COMPUTAÇÃO QUÂNTICA

A Computação Quântica, estuda a aplicação das teorias e propriedades da mecânica quântica na ciência da computação. Essa união visa aumentar a coleta e o processamento de dados, pois não utiliza apenas os Bits comuns para realizar estas tarefas. Eis que existem os QUBITS.

Enquanto um bit normal assume os valores de 0 e 1, os QUBITS assumem o estado duplo: 00,01,10,11. Esses estados levam a composição de infinitas combinações, ou seja, quanto maior a variação numérica entre os dígitos 0 e 1 maior o número de operações simultâneas.

Contudo essa tecnologia toda ainda não está disponível para todos os mortais terrestres. Porém, algumas grandes companhias investem com fervor nas pesquisas. Para exemplificar citaremos três: a NASA, o Google e a Lookheed Martin.

A NASA visa a construção de equipamentos que possam encontrar planetas fora do sistema solar, tornando estas pesquisas cada vez mais amplas e velozes. Os interesses do Google são voltados ao enriquecimento de seus programas e funcionalidades, aprimorando as buscas e os algoritmos de reconhecimento de voz.

Já a Lookheed Martin quer associar a Computação Quântica na elaboração de softwares seguros que equipam as aeronaves militares. Hoje a empresa gasta metade de seus lucros na validação e verificação de sistemas de segurança. O modelo quântico diminuiria estes gastos de tempo e dinheiro.

O que inviabiliza a disseminação da Computação Quântica ainda é (por incrível que pareça) a sensibilidade de sua composição. O Computador Quântico precisa ser protegido das interferências elétricas e magnéticas, além de depender do fenômeno de hipercondutividade, traduzindo: as temperaturas precisam chegar ao zero absoluto – 273º C negativos.

A Computação Quântica, mesmo com as dificuldades apresentadas, ainda nos leva a acreditar que num futuro próximo possamos utilizar os computadores para realizarem operações de alta complexidade, além de contribuírem para segurança mundial, por exigirem uma tecnologia compatível para a resolução de criptografias. O futuro brinda com o avanço de uma nova era.




O brinde da Nova Era: Computação Quântica

One thought on “O brinde da Nova Era: Computação Quântica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *