Engenharia de Software: Gerenciamento de Projetos

Engenharia de Software e Gerenciamento de projetos vão além de apenas construir ou executar algo, quando se trata desse assunto, estamos falando também de gerenciamento de riscos e gerenciamento de pessoas.

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Engenharia de Software: Principais Conceitos

Sabemos que em todos os projetos, por menor que sejam, podem surgir riscos que se não forem gerenciados corretamente, atrasarão a entrega do projeto ou acarretarão em custos que não foram colocados no orçamento.

Sabemos também que lidar com pessoas não é algo tão simples, por esse motivo o gerente de projetos deve estar apto a escolher os profissionais que irão auxilia-lo em cada etapa do projeto, lidando com escolhas que influenciam diretamente o desenvolvimento do trabalho em equipe, como também, deve entender os fatores que podem influenciar a motivação pessoal de cada um de sua equipe de maneira que tenha uma percepção rápida em relação a satisfação de cada membro de sua equipe ao executar as tarefas que foram designadas para cada um de acordo com suas competências.

Na engenharia de software profissional, é essencial que haja o gerenciamento dos projetos de softwares pois essa área está sempre sujeita restrições de cronogramas e orçamentos organizacionais.

A função do gerente é garantir que o projeto atenda todas as restrições e necessidades e oferecer softwares com um alto nível de qualidade, ou seja, um projeto bem gerenciado tem como resultado, na grande maioria das vezes, o sucesso do projeto.

Cada projeto de software, certamente, conta com critérios distintos que levam ao sucesso, entretanto, na maioria das vezes nas metas mais importantes estão:

  • Disponibilizar o software no prazo;
  • Não ultrapassar o orçamento;
  • Atender a necessidade e expectativa da empresa;
  • Ter uma equipe sempre bem motivada e feliz com suas funções.




Engenharia de Software: Gerenciamento de riscos

Uma das tarefas mais importantes na engenharia de software, sem dúvidas, é o gerenciamento de riscos.

O gerenciamento de riscos pode prever riscos futuros que afetariam a execução das tarefas dentro do prazo programado e a qualidade do que está sendo desenvolvido dando a possibilidade de o gerente de projetos adotar medidas que evitem ao máximo que o risco se torne uma ameaça.

Existem três categorias de riscos relacionadas que podem ser estudadas e aplicadas individualmente de acordo com a necessidade encontrada, são elas:

  • 1.Risco de projeto. Tratam-se dos riscos que podem alterar o cronograma ou os recursos do projeto.
  • 2.Riscos de produto. Tratam-se dos riscos que podem afetar a qualidade do software que esta sendo produzido.
  • 3.Riscos de negócio. Tratam-se dos riscos que irão afetar a organização que produz ou que compra o produto.

Engenharia de Software: Identificação de riscos

A primeira fase do gerenciamento de riscos é a identificação dos riscos que podem vir a se tornar uma ameaça ao projeto de software, essa etapa pode ser discutida com toda a equipe para tornar mais fácil e eficaz a identificação dos possíveis riscos.

Depois que o processo de identificação dos riscos estiver concluído, certamente, o gerente de projetos terá em mãos uma considerável lista contendo os riscos que podem afetar direta ou indiretamente o projeto ou o produto final, então, é necessário que os ítens dessa lista sejam reduzidos para um número de itens que seja possível gerenciar pois, por se tratar de muitos, é impossível ter um controle de todos os riscos listados em uma identificação de riscos.

Engenharia de Software: Análise de riscos

Na engenharia de software, deve ser feito um estudo sobre cada risco identificado e ser analisada a probabilidade que cada um desses riscos tem de se tornar uma ameaça e a gravidade desse risco ao afetar o projeto.

Como em cada projeto são encontrados riscos diferentes, não existem muitas métricas para se tomar como base ao julgar se um risco é relevante ou não, é necessário confiar na capacidade que o gerente de projetos tem em distinguir a gravidade e probabilidade de cada risco.

Depois de analisar os riscos, é possível fazer uma classificação separando os riscos mais relevantes e que precisam de uma maior atenção da parte da equipe, lembrando que os riscos sempre existirão, porém, um bom trabalho do gerente de projetos em conjunto com a equipe é essencial para eliminar o maior número possível de riscos em um projeto.

Engenharia de Software: Planejamento de Riscos

Nessa etapa, o gerente de projetos irá desenvolver estratégias para gerenciar os riscos identificados e analisados.
Para cada risco é necessário tomar ações que irão minimizar o impacto do risco no processo geral do projeto caso o risco venha a acontecer, então, para cada risco devem ser criadas três tipos de estratégias que são elas:

Estratégia de prevenção (uma ação que deve ser tomada para diminuir a possibilidade que o problema ocorra);

Estratégia de minimização (uma ação que deve ser tomada para que o impacto do risco, caso ele ocorra, seja reduzido);

Planos de contingência (são ações de emergências que mostram o bom preparo do gerente de projetos nas situações mais extremas, para criar planos de contingência o gerente de projetos precisa ter uma visão ampla do risco antes que ele aconteça e traçar rotas alternativas para que mesmo se o que era só risco venha acontecer, o projeto ainda seja concretizado com o menor impacto possível no que foi projetado).

Engenharia de Software: Monitoração dos Riscos

É importante que seja feito um monitoramento periódico dos riscos, com isso, é possível identificar se, com o andamento do projeto, os riscos não mudaram ou se apareceram novos riscos no projeto que precisarão ser analisados.

Caso o monitoramento não esteja sendo feito pelo gerente de projetos, o projeto pode sofrer atrasos, perdas, e descumprimento dos prazos por problemas inesperados que não foram identificados anteriormente no projeto.




Engenharia de Software: Gerenciamento de Pessoas

Sem dúvidas, as pessoas que irão trabalhar em um projeto são quem vão levar o projeto a ter um resultado de sucesso ou não.

A forma de trabalhar, a capacidade de cada um de fazer tarefas em equipe, de receber críticas, de reconhecer quando seu trabalho não está sendo feito da melhor maneira, ser capaz de mudar de estratégia com rápida adequação, com certeza, são fatores extremamente importantes que tem uma grande influência no resultado final de qualquer projeto.

Cada componente da equipe deve apresentar características psicológicas, emocionais e até mesmo físicas para a execução de algumas tarefas, é dever do gerente de projetos identificar as competências de cada um e atribuir tarefas que os profissionais se sintam bem em desenvolveras, claro que nem sempre todas as tarefas são pois é provado que um componente do grupo, quando não satisfeito, não desenvolve suas funções com comprometimento e dedicação necessários, prejudicando o desempenho de toda sua equipe.

Engenharia de Software: Motivação de pessoas

As pessoas de uma equipe precisam estar sempre motivadas para que contribuam com o melhor de suas habilidades e cumpram o cronograma com melhor desempenho possível, caso contrário, não haverá interesse pelo trabalho que está sendo executado, causando atraso nas entregas, procrastinação e erros dos colaboradores que não contribuirão para a conclusão dos objetivos eficazes da equipe.

Engenharia de Software: Trabalho de equipe

Equipes de projetos podem variar de tamanho, podendo ter de duas até centenas de profissionais trabalhando juntos para um mesmo objetivo, as grandes equipes, normalmente, são divididas em grupos para facilitar o gerenciamento de execução das tarefas, esses grupos não devem ter mais que dez membros visando evitar problemas de comunicação dentro do grupo de trabalho pois, em um grupo pequeno, todos se conhecem e podem discutir juntos sobre a tarefa que está sendo executada por eles.

Engenharia de Software: Seleção de membros de grupo

É necessário que o gerente de projetos ou o líder de equipe crie grupos coesos e que ele organize o grupo para que possam trabalhar com destreza e eficiência, para isso, deve haver um equilíbrio nas habilidades técnicas e nas personalidades das pessoas escolhidas para o grupo, assim o grupo tem uma grande possibilidade de cumprir suas tarefas com precisão e bom desempenho pois a meta de todo líder ou gerente é levar a equipe a alcançar os melhores resultados possíveis.

Engenharia de Software: Organização de Grupo

De acordo com o gerente ou com o líder de grupo, a organização varia, e a maneira que o grupo foi organizado afeta diretamente as decisões domadas pelos componentes do grupo podendo levar o grupo ao fracasso ou ao sucesso.

É importante que na organização do grupo, as tarefas sejam bem divididas pois em alguns casos, alguns membros que recebem menos responsabilidades podem achar que suas competências estão sendo subutilizadas gerando a desmotivação do componente do grupo o que pode afetar o desempenho de toda a equipe.

Engenharia de Software: Comunicação de grupo

A comunicação entre os componentes de um grupo, é algo extremamente importante para o desenvolvimento das tarefas com eficácia, os membros devem trocar informações sobre o andamento da tarefa, opiniões sobre como executar cada tarefa e sobre a melhor maneira de executar as tarefas que ainda não foram executadas.

É absolutamente essencial que o grupo esteja unido, apto a descobrir falhas e corrigi-las, a comunicação entre os componentes do grupo, é um dos meios mais rápidos de encontrar problemas e resolve-los e evitar possíveis novos problemas, além de motivar os membros da equipe a continuar o bom trabalho com o acompanhamento das informações de tarefas já realizadas por eles com êxito.

 

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