Cloud computing: um local de armazenagem com capacidade infinita e acesso remoto de qualquer dispositivo com acesso a internet. Gostou da ideia? Ela já existe, embora poucas pessoas já façam uso dela.
A Cloud Computing ou pela tradução armazenamento em nuvem, é uma tecnologia bastante eficaz e capaz de armazenar dados de aplicativos, desocupando o espaço interno de aparelhos.
A cloud computing pode ser usada por pessoas ou empresas, pois não existe esforço no gerenciamento ou manutenção dos dados.
Além disso, a capacidade de armazenamento é quase infinita, não havendo necessidade de repartir seus documentos em memórias externas.
O que é Cloud e computing?
A cloud computing nasceu em meados 1990, com a criação de uma plataforma CRM direcionada especificamente para a nuvem.
A nova aplicação também poderia ser acessada através da internet e teria um custo muito mais baixo podendo ser acessada por um volume grande de clientes.
A partir de então as empresa injetam todo ano mais dinheiro para a pesquisa e espansão de serviços em nuvens.
Como usar a Cloud Computing?
O termo causa certo espanto para aqueles que ainda não se acostumaram com o funcionamento da Cloud Computing.
Hoje, porém, quase tudo que é consumido pela internet passou por algum momento em uma determinada nuvem: mídias sociais, serviços de streaming de vídeo, música e etc…
Esse termo do além chamado de nuvem vem do fato de não saber exatamente em que local o arquivo está “guardado”.
Sabe-se também que estando um arquivo ou aplicativo instalado em nuvem, o acesso é revogado para qualquer usuário que tenha acesso àqueles arquivos.
Isso facilita o acesso de filiais de empresas que estejam a muitos quilômetros de distancia, poupando esforços desnecessários.
Por que usar a nuvem?
O serviço de Cloud Computing pode ainda ser de grade vantagemm para a empresa, e podemos mencionar algumas delas.
O armazenamento em nuvem possibilita a ecônomia, pois paga-se apenas pelo espaço que a empresa realmente irá utilizar.
Além disso é comum obter atualizações sem pagar a mais pelo serviço de manutenção, visto que é de responsabilidade do fornecedor obter essas melhorias.
Outra vantagem é poder obter acesso remoto de qualquer outro lugar do mundo desde que possua acesso a internet.
Monitoramento remoto, controle de capacidade de armazenamento, centralização de negócios e armazenagem, são alguns dos benefícios principais.
O último mas, não menos importante, recupere-se de catástofres com rapidez, devido as cópias de segurança que são produzidas.
Incentivar e investir em Cloud Computing é permitir que a tecnologia siga seu curso de forma natural rumo ao futuro.
Além disso demonstra clareza e potencial estar na direção da modernidade aliada eficiência. Ser aliado deste recurso é estar atento as mudanças, e marchar rumo ao sucesso.