CRM – FAÇA A DIFERENÇA EM SEU E-COMMERCE

CRM: Para fidelizar seus clientes uma empresa precisa criar ações para que o cliente prefira sua marca.





CRM

O QUE É CRM?

Sigla do inglês para Customer Relationship Management, ou seja, ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente. O principal significado do CRM refere-se ao software que promove a captura de dados, que armazenados facilitam a tomada de decisão.

Como significado secundário, o CRM também inclui a gestão destes dados resultando nas ações necessárias para conquistar determinado público alvo.

QUAL O OBJETIVO DO CRM?

O objetivo principal do CRM é promover a fidelização do cliente. Para fidelizar a empresa necessita criar ações para que o cliente prefira sua marca, ao invés de outra. Além destas ações, a fidelização pode ser administrada através de recompensas.

Para acertar essas recompensas e para que as mesmas fidelizem o cliente é necessário estudar o público alvo por meio de informações que podem ser captadas de muitas formas: através de cadastramento de e-mail no site, estilo de vida, seus gostos, etc…

A função do CRM é promover esta pesquisa, pois nele ocorre além de tudo, o armazenamento prático e acessível destas informações.

Com todos esses benefícios  o CRM ainda pode ser implantado de forma um pouco mais amadora dependendo do porte de sua empresa. Uma simples planilha no Excel, com dados relevantes acerca do seu cliente já te auxiliará na tomada de decisão ou até mesmo para desenvolver uma campanha.

A IMPORTÂNCIA DO CRM

Hoje, na maior parte do mundo, o universo de compra on-line cresce vertiginosamente. A cada dia novas empresas abrem suas portas e tornam-se presentes na web, dispensando inclusive a necessidade de uma loja física.

Pela facilidade de captação e armazenagem dos dados, por meio da internet, e das mídias sociais, o CRM se torna, acima de tudo, uma ferramenta útil e necessária.

A web por representar um shopping sem fronteiras torna a fidelização um diferencial, e não estamos colocando aqui apenas o fator entrega rápida ou preço baixo, os dados do CRM permitem que se vá ainda mais longe, pois capta e registra a necessidade dos clientes e seus anseios, ou seja, além de saber o que seu cliente quer, a ferramenta ainda auxilia na prospecção daqueles que ainda não te conhecem.




CRM NA PRÁTICA

Depois de escolhido o modus operandi que melhor se adapta ao seu negócio, é necessário passar pela curva de aprendizagem. Este é o período onde os dados são coletados, o que pode levar até seis meses. Após esse período a coleta de dados e as tomadas de decisão devem estar operando com sucesso, na mesma sintonia.

O mais interessante do CRM é que ele se adapta ao seu negócio pois auxilia no mapeamento das compras de todos aqueles que procuram sua empresa.

Outra vantagem é com o pós-venda. É interessante que o sistema esteja interligado com o atendimento de SAC, por exemplo, pois, elogios e reclamações tornam-se feedbacks importantes na melhoria de seu negócio. Outro ponto positivo é a circulação das informações, devido a rotatividade dos atendimentos no sac.

Caso haja registo de reclamações referentes a danificação de um produto ou abertura de um chamado, será mais fácil de se resolver, pois o que foi acordado com um, servirá como base de atendimento para outro.

Portando o CRM torna-se uma ferramenta de grande importância para o crescimento da empresa, pois transforma as ações deixando-as mais assertivas e aumenta sua lucratividade, pois oferece ao cliente aquilo que ele realmente se interessa em comprar.




CRM – FAÇA A DIFERENÇA EM SEU E-COMMERCE

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