Endomarketing: Estratégia e Satisfação

Conheça o Endomarketing

Conhecido por aplicar estratégias no ambiente interno da empresa, o endomarketing tornou-se a melhor solução para o efeito turnover.

A menção ao efeito turnover refere-se ao índice de rotatividade dos funcionários. As ações de endomarketing, portanto, inclui a união entre marketing e recursos humanos.

Tais estratégias ajudam no aumento da motivação do colaborador, no clima organizacional e no crescimento da produtividade.




O que é endomarketing?

O endomarketing é definido como uma estratégia voltada para o público interno da instituição.

Dessa forma, seu intuito é alinhar de forma concreta o engajamento e a valorização dos funcionários.

Chamado, popularmente, de marketing interno suas ações estarão sempre visando influenciar de forma positiva o grupo de colaboradores.

Por isso, é importante ressaltar que apesar de se relacionar a definição às açoes de marketing, deve se garantir a união com o setor de recursos humanos.

A união entre os dois setores – marketing e recursos humanos- resultará em melhorias no setor de motivação.

As atividades, portanto, podem ser desenvolvidas mesmo no dia-a-dia, afim de quebrar o gelo e garantir sociabilidade e integração entre todos.

Como ativar o endomarketing?

Já sabemos, então, que as ações de endomarketing deverão ser tratadas a partir do coração da empresa. Ponto.

Em segundo lugar, portanto, com o auxílio do RH deve-se aproveitar e recolher informações relevantes sobre satisfação e necessidades específicas de cada setor.

Após escutar e analisar esses pontos, é preciso escolher a estratégia: cursos, bonificações, day-off, pausas para café, bate-papo, home-office, etc…

Permita que durante o processo, os colaboradores possam expor cometários que auxiliarão na melhoria dos processos já aplicados.

Enfim, conclua o processo com cronogramas de evolução para incentivar e reconhecer a conquista de cada indivíduo e de cada setor.




Endomarketing: Estratégia e Satisfação

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