Chatterbot, termo criado em 1994 para descrever robôs de conversação. Esses “robôs” tem cooperado para o desenvolvimento tecnológico em vários campos. Vamos conhecer?
Chatbot e suas muitas aplicações
Chatbot é um programa de computador responsável por simular e gerenciar conversas e atendimentos virtuais. Seu objetivo é responder à questões projetando a impressão de um atendimento humano.
Por isso, é preciso atentar-ser que o chatbot necessita transparecer uma linguagem natural, pessoal e personalizada em cada atendimento.
O que é Chatbot?
Otimizadores virtuais e muito versáteis, os chatbots podem te contar piadas e também te apresentar o resultado do jogo que você não pôde assistir.
Sem que percebamos os chatbots: Google Assistent, Cortana, Siri ou Alexa, só para exemplificar, invadiram e vieram para ficar em nosso meio.
A automação do chatbot permite que as dúvidas do consumidor sejam supridas de imediato, pois são programados para isso.
As perguntas mais corriqueiras são automatizadas, e lançadas para os clientes, contribuindo para a melhoria de diversos setores da empresa.
Além de atender prontamente, o chatbot irá qualificar seu cliente através dos questionamentos liberados. A ideia da automação robótica é redirecionar esforços para outras áreas.
Já que visualiza-se uma melhoria no atendimento, aliviando a rotina de respostas, é possível investir mais em marketing, força de vendas e novos produtos.
Tipos de Chatbots
Simples ou complexos é possível encontrar uma boa variedade de usos para os chatbots, variando a partir da necessidade de cada empresa.
Os chatbots simples podem ser usados para pequenas automações: dúvidas, opções de serviços, conferência de débitos ou segunda via de boletos sem precisar de intervenção humana no atendimento.
Já as versões mais avançadas e sofisticadas podem, inclusive, aprender com a própria experiência nos atendimentos.
Portanto, os chatbots, permitem assim, interações e conversas que supram a necessidade do cliente, e são capazes de atualizar-se automaticamente (denominado: “aprendizado das máquinas”).
Outra forma de classificar os chatbots é entre sac e captação de leads. O primeiro tem a função de atendimento ao cliente, seu principal objetivo é o atendimento de primeiro nível, convertendo scripts em linguagem comum e humanizada. O segundo chatbot é o de captação de lead, considerada a principal função entre os chatbots.
O chatbot captador de lead estará preparado para coletar informações através do diálogo, encaminhando as pesquisas para o setor comercial.
Aplicações para Chatbots
Atualmente, na fidelização de clientes, nos estudos e na ciência da computação, é possível encontrar as ramificações de vários usos. As aplicações dos chatbots são diversas, mas já demonstram um senso comum:
- Geração de leads: Fortalecimento das vendas através da captação de informações relevantes durante o diálogo.
- E-commerce: Utilizando os chatbots como personagens, atuando na concretização das vendas.
- Marketing e vendas: Realização de campanhas e ações de vendas, apresentando um diálogo a fim de envolver o cliente na compra.
- Qualificação de dados e CRM: Interface de acesso à base de dados otimizando a qualificação das informações.